PILATES

Barriga mais lisa
Costas mais fortes

O objectivo do Pilates é o de fortalecer os músculos do “core”, ou seja, os músculos que rodeiam e suportam o tronco. Quem o pratica sentir-se-á em forma e com uma melhor postura para enfrentar o mundo exigente de hoje. Pilates desenvolve todo o corpo, dando-lhe um aspecto mais alongado, alinhado e forte.

É inclusivamente possível praticar algumas técnicas de Pilates durante a condução, trabalho, enquanto se aguarda na fila do supermercado ou vê televisão.

A vida actual exige demasiado dos nossos corpos. Passamos muitas horas debruçados sobre uma secretária altíssima ou sentados em frente a um computador com o corpo inclinado para a frente a ler ou a escrever. Devido a este facto, adoptamos uma postura que atrofia e comprime os músculos da coluna, enfraquece os músculos do soalho pélvico e impede a respiração fluente. É um estilo de vida exigente a nível físico e emocional.

O Método de Pilates pode ensinar a lidar com os efeitos negativos, tornando os músculos mais longos e fortes, melhorando acima de tudo, a condição física e o bem-estar emocional.

Princípios do Método de Pilates

1. Concentração
Muitos exercícios permitem “desligar-se” do mundo exterior, a concentrar-se só nos movimentos do seu corpo. O Método de Pilates é uma técnica Mind&Body que requer o foco no corpo. Deverá bloquear os pensamentos externos e concentrar-se apenas nos exercícios.

2. Respiração
Uma respiração correcta é essencial em Pilates, embora possa ser a parte mais complicada de dominar. Quanto melhor for o controlo da respiração, mais efeitos o Pilates terá em si. A respiração deverá conduzir o movimento e não o contrário.

3. Centralização
Se leva uma vida sedentária, o tipo de exercício adequado irá desenvolver profundamente a força muscular, de forma a ajudá-lo a sentar-se correctamente e evitar problemas de coluna. Quando pratica Pilates foca-se no centro do seu corpo. Assim estará a desenvolver a força do core.

4. Controlo
Movimentos controlados, fluidos e lentos é a chave do Pilates, cada movimento é suave até ao próximo. Assim desenvolve o controlo físico e mental, terá uma consciência corporal ímpar.

5. Precisão
Para os bailarinos, a precisão não é apenas desejada, mas essencial para a sua segurança física. Cada movimento e toda a sequência de movimentos terá que ser perfeitamente coordenada, caso contrário corre-se o risco de falhar ou mesmo de lesões. Não somos todos bailarinos, mas o Pilates ensina-nos a movermos de forma a evitar fadiga e dor.

6. Movimento
Pilates é um círculo contínuo de movimentos relacionados entre si, todos passando fluentemente de um para o próximo. O Pilates pode ser combinado com outro tipo de exercícios, assegurando assim, a utilização de todos os músculos.

7. Isolamento
Em Pilates o “isolamento” é o exercício mental que leva à identificação da sensação de cada grupo muscular. Só assim poderá fortalecer músculos mais fracos e harmonizar todo a estrutura muscular.

8. Rotina
Reserve algum tempo do seu quotidiano para fazer os exercícios de Pilates, tal como guarda tempo para tomar duche, vestir-se e preparar-se para trabalhar. Dê tanta atenção aos seus músculos como dá ao seu cabelo, à sua beleza. O seu corpo responderá com mais agilidade – tanto mental como física.

Júlia Soares