Nutricionismo

NUTRICIONISMO

O ser humano não pode viver sem alimentos, porque nada funciona sem energia. A prática de uma alimentação saudável, é fundamental na promoção da saúde e do bem-estar físico e emocional, na qual, os alimentos incluídos apresentam um poder terapêutico intrínseco, sendo protectores de doenças e no tratamento das mesmas.

O principal objectivo da consulta de Nutrição é a elaboração de um plano realista, fornecendo soluções práticas, indo de encontro aos objectivos pessoais. A abordagem nutricional é sempre personalizada de acordo com as características de cada indivíduo e os seus hábitos alimentares e deverá, na medida do possível, ser adaptada às patologias diagnosticadas, caso estejam presentes.

Para a avaliação nutricional são utilizados os seguintes equipamentos:

- balança de bioimpedância- medição do peso, índice de massa corporal, massa gorda, massa muscular, massa óssea, gordura visceral, água corporal;

- aparelho de bioimpedância de mãos- medição de massa gorda;

- esfigmomanómetro- medição da tensão arterial;

- tiras de glicemia: no caso de o doente ser diabético;

Nunca é demais enfatizar, que a prática de hábitos alimentares salutogénicos é um processo de educação alimentar, no qual, se aprende a fazer melhores escolhas dos alimentos.

Joana Braz