YOGA

A prática do yoga - palavra que em sânscrito quer dizer unir, integrar, totalizar, ligar -, actua a todos os níveis do ser humano: físico, mental e emocional e pode ser praticado por pessoas de todas as faixas etárias e capacidades. O yoga baseia-se numa filosofia de vida que, com efeito, promove e desenvolve todas as potencialidades humanas tornando o quotidiano, principalmente de quem reside e trabalha em situações stressantes, bem mais harmonioso.

São várias as áreas de actuação do yoga: No plano físico, os praticantes trabalham a força, resistência, flexibilidade, agilidade. Melhoram a vitalidade e a capacidade respiratória fundamentais para a manutenção de uma boa saúde física contrariando os efeitos nefastos de uma vida mais sedentária.

O aumento da confiança e auto-estima, com o desenvolvimento de técnicas que combatem estados de stresse, são duas das características do yoga no plano emocional. Quem se entrega à prática desta técnica milenar - que há muito cativou o ocidente tendo em conta os seus efeitos positivos na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos – torna-se um ser humano mais confiante, equilibrado e alegre.

No que respeita ao aspecto mental, operam-se mudanças de atitude face aos desafios do dia-a-dia. Com mais concentração, discernimento, atenção e focalização, os praticantes passam a encarar a vida de uma forma mais positiva. Sustentado por bases éticas, tanto a nível pessoal como de relacionamento com os outros e com a sociedade, o yoga fomenta a integridade, honestidade, persistência, coragem e responsabilidade social.

Tendo como base elementos e regras éticas – yama e niyama – o yoga percorre todo um conjunto de técnicas que alongam o corpo, massajam os órgãos internos e as glândulas do sistema endócrino, coordenam o sistema respiratório com o corpo físico, relaxam a mente e os músculos, estimulam a circulação, aumentam a provisão de oxigénio em todos os tecidos, a vitalidade e promovem a purificação do organismo.

Yoga, de acordo com Patânjali – o grande codificador do yoga – é a supressão da instabilidade da consciência. E é esse o caminho que se procura percorrer à medida que se desenvolve um ambiente interno de mais serenidade e, portanto, de maior receptividade ao encontro com a essência de cada um. À visão real de cada um!