As crianças são como uma folha em branco, disponíveis para receberem tudo o que lhes for transmitido e que potencie o seu desenvolvimento físico, mental e espiritual. Mas o mundo atravessa um período conturbado e de grande agitação ao qual as crianças não são imunes, com consequências evidentes no seu crescimento nos planos familiar, educativo e social.
O yoga reforça a atenção e concentração nas crianças ajudando-as na escola e no processo de crescimento para a vida. Torna-as mais resistentes a situações de stresse, desenvolve o equilíbrio, a calma e o autocontrole. As técnicas de respiração praticadas nas aulas, além de promoverem um estado interior de maior tranquilidade e receptividade à aquisição de conhecimentos, aumentam a oxigenação do cérebro e ensinam a criança a respirar correctamente, reduzindo substancialmente as doenças do aparelho respiratório.
A prática do yoga, com a adopção de uma série de posições físicas (ásanas) adaptadas à fase de crescimento de cada aluno, aumentam a flexibilidade e coordenação de movimentos, tonificam os músculos e melhoram a circulação sanguínea. As posições são abordadas de uma forma divertida e criativa, imitando a natureza e as poses e movimentos dos animais, mantendo-as centradas nos universos que caracterizam as suas idades. O recurso a técnicas de pares desenvolvem, por outro lado, a confiança em si próprios. Durante uma aula são ainda utilizadas técnicas de relaxamento, que integram posições físicas, visualizações, histórias e vocalizações de determinados sons ou mantras que promovem a calma e a criatividade.
A prática regular do yoga oferece à criança instrumentos que a ajudam a descobrir e a criar um espaço interior harmonioso e equilibrado que se revelará uma componente fundamental na construção da sua identidade, personalidade....e felicidade!
Ana Fonseca